segunda-feira, fevereiro 20, 2006

Não dá para não ouvir!


É bem verdade que o Capital sem o Dinho não funcionou, bem como o Dinho não deu muito certo sem o Capital.
Mas isso depende de vários pontos de vista, esse disco “ao vivo” do Capital gravado em 1996 em Santos na minha opinião é uma verdadeira “obra” musical.
Esse disco me soa histórico demais, traz no vocal Murilo Lima (ex-banda Rúcula) e que hoje segue seu modesto caminho em carreira solo.
Para os mais exigentes e radicais fãs do Dinho cabe o meu sincero respeito pelo gosto e opinião pelo incomparável vocalista do Capital Inicial.
Tenho que admitir que nada ficou a desejar nesse disco, absolutamente nada, ao contrário do que muitos fãs acham.

Não concordo de forma alguma quando algumas pessoas dizem que o Capital nunca gravou um disco “ao vivo e elétrico” na sua essência, isso é uma verdadeira injustiça com a discografia da banda.
Como já disse opiniões e gostos devem ser respeitados, mas a história de uma banda não se faz por momentos ou por épocas em que tudo está bem, mídia, sucesso, hit´s em rádios etc.
O nome do Dinho sempre esteve atrelado ao Capital Inicial e imagem da banda relacionada ao Dinho.
Nunca contestei o que o Dinho significou e significa para o Capital, mas sempre questionei as constantes opiniões sobre o que chamam de “fracasso” do Capital.
O Capital nunca foi fracassado, altos e baixos sem dúvida por um bom período prevaleceram durante a trajetória da banda, isso é muito comum no meio musical.
Não se pode atribuir essa má fase da banda a saída desse ou daquele integrante, na minha opinião o Capital sempre trilhou um caminho por onde a verdade dos acontecimentos se sobressaiu de forma a provocar conseqüências por algumas vezes indesejadas.
No período de 1994 à 1998, tanto para o Dinho tanto para o Capital rendeu infelizmente essa imagem: “FRACASSO”.
Nesse período as transformações ocorreram: novas musicalidades, novos horizontes e experiências muito válidas embora árduas, a separação do Capital por um longo período rendeu também muita experiência, sabedoria e verdade e hoje está aí a prova do que o Capital Inicial representa no cenário musical.
A história discográfica do Capital não deve ser avaliada unilateralmente considerando apenas os discos com o Dinho, logicamente que 90% dessa história leva a voz de Dinho, mas o peso de 10% também faz diferença no contexto geral dos discos.

Quem nunca ouviu esse disco, deve ouvir e constatar o tamanho da energia e vigor que ele traz, é um álbum especial retrata uma verdade em se levantar a poeira e dar a volta por cima com toda dignidade, as músicas executadas nesse álbum, registram ainda que na voz de um segundo vocalista os maiores e verdadeiros hit´s que se estenderam ao longo dos anos 80 e início dos 90, bem antes do registro do acústico MTV, acreditem: esse foi o primeiro registro “ao vivo” oficial do Capital Inicial.

As guitarras do Loro nunca foram tão exploradas, distorção e execuções pra lá de elaboradas fizeram desse álbum, um verdadeiro disco elétrico.

Destaco “Kamikaze” que na interpretação do Murilo criou outra forma, vale muito a pena conhecer isso, não se trata de um “cover” do Dinho, o Murilo sempre teve “identidade” nas suas interpretações e acabou incorporando totalmente o espírito do Capital na fase pós Dinho.

“Fátima” é uma viagem, extensa e com solos de guitarra intermináveis, outra música que ficou muito boa, todas sem exceção foram dignamente tocadas e interpretadas com extrema personalidade e fidelidade à essência música do Capital, com uma pitada de mudança e de novas experimentações, nada mais que isso.

“A Manhã” e “Será Que É Amor”, são as inéditas do disco, duas belíssimas baladas, compostas por Capital e Murilo Lima.

Esse disco é muito importante, pois consegue resgatar um vigor tão intenso nas canções num momento muito difícil da banda, onde nem tudo era muito favorável e, no entanto o álbum se superou e consolidou de vez o GIGANTE! que é o Capital Inicial, foi necessário esse momento e vale aqui ressaltar com todas as palavras: naquele momento ¾ da formação original estavam firmes e presentes, daí a injustiça que se faz com esse álbum, FÊ LEMOS, FLÁVIO LEMOS E LORO JONES, seguraram a onda com muita fidelidade e foram e continuam sendo os maiores responsáveis por todo SUCESSO que hoje a banda convive tão rotineiramente.
Costumo dizer que a base, a sustentação do Capital Inicial, foi e continua sendo os irmãos LEMOS.
Basta olharmos pra trás e vermos que o Capital chegou a ter apenas dois integrantes de sua formação original, os “irmãos Lemos”, no ano de 1997, quando Loro também se afastou por alguns meses da banda e Yves (atual guitarrista) cumpriu a agenda de alguns shows substituindo Loro.

Ouça Capital Inicial “Ao Vivo” (1996) , um disco histórico.

9 Comentários:

Anonymous Anônimo disse...

Oi Alice, valeu pelo comentário.

Não tenho novidades recentes sobre o Murilo, não tem muito tempo que ele lançou um CD solo chama-se "Um Pro Outro", eu tenho esse disco, é bem bacana.
O curioso é que ele regravou uma das duas canções do "ao vivo de 1996", não me recordo qual, acho que é "A manhã".
O Murilo tem uma grande ingluência de MPB no seu trabalho e esse disco é bem calmo, uma mistura de POP+MPB, bacana.

abração

7:46 AM  
Anonymous Anônimo disse...

Fala Richard. Já havia passado por aqui e volto para dizer que também gosto de seu trabalho. Parabéns. Fiquemos em contato.
abs

10:39 AM  
Anonymous Anônimo disse...

Grande Paulo! satisfação ter seu comentário no meu blog, fico muito contente sempre pelas visitas e palavras,essa força é bastante motivadora, valeu de coração.

super abraço
e vida longa ao RockBrasileiro

7:03 AM  
Anonymous Anônimo disse...

oi Richard, td blz?? to muito feliz, o meu flog ta nos links do site do FE. e quanto ao cd eu tenho ele em mp3(vc em enviou), mas eu não curto muito a voz do Murilo, é pq eu ja to acustumada com a voz do Dinho. fazer oq???...Vanessa Vieira
www.flogao.com.br/felemos
www.floga.com.br/nessinhacapitaliana

5:37 AM  
Anonymous Anônimo disse...

Muito legal seu blog, gosto muito das fotos e do seus textos.
Abração
Adriano

9:21 AM  
Anonymous Anônimo disse...

Condordo com o artigo! O disco é muito bom, uma verdadeira obra prima da trajetória da banda. O Murilo teve uma interpretação sensacional neste disco, como foi dito, teve identidade própria. Apesar de não ter a voz do Dinho, a qualidade das músicas é incontestável. Ficou muito bom, dos antigos é um dos meus preferidos!

8:20 AM  
Anonymous Anônimo disse...

ae moçada sou fã do capital há muitos anos...há algum tempo tentava fazer essa mesma critica,mas não axava um espaço...o Murilo na minha opinião simplesmente DETONOU no ao vivo...os irmãos Lemos e Loro se superaram,pra mim nunca o Capital fez um disco com tanta energia como o ao vivo...vale a pena ouvir nesse cd Todas as Noites q o murilo e o loro criam uma letra no meio da musik isso pra mim foi mto tesão...vlw...e vamos continuar assim sempre relembrando q um op capital já teve seu disco AO VIVO e com MURILO LIMA nos Vocais....falowww...abraços a todos....

12:48 PM  
Anonymous Anônimo disse...

Pessoal.
Meu nome é Julio, moro em Mogi das Cruzes (SP) e estou feito louco à procura deste CD e não encontro em nenhum lugar.
Alguém poderia me indicar, por favor, onde posso encontrá-lo?
Meu e-mail é julio-nogueira@ibest.com.br
Um abraço a todos.

9:49 PM  
Anonymous Anônimo disse...

Alô Richard, alô fãs do capital...
Me chamo Cláudio sou carioca e tenho uma banda de rock nacional. Venho para deixar meu comentário sobre este CD em especial... Este CD do capital foi o primeiro trabalho da banda que escutei, portanto sempre achei que o Murilo era o vocalista oficial do Capital... quando ouvi o Dinho cantando bicho... rs... desculpem os fãs do cara, mas não chega no cheiro do Murilo... bem, é minha opinião... tanto que esse disco é o único que retrata a verdadeira essência do rock brasileiro com peso, vigor e muita originalidade. Sou fã incondicional do Murilo e gostaria de saber por onde ele anda... se não estiver tocando com ninguém vou convidá-lo para minha banda... (hehe)

abraço a todos e vida longa ao Rock Nacional!

Cláudio Neto
Banda Papanicollau

5:30 PM  

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial